Sobre

SOBRE:

O Núcleo Tavola foi fundado em 2000 com a proposta de congregar diversos profissionais relacionados de alguma forma às ciências humanas e psicológicas, com o objetivo de promover eventos, cursos, grupos de estudo e diálogos interdisciplinares, tendo a psicanálise como principal campo de saber.

Em meados de 2000 iniciamos uma série de trabalhos buscando o encontro de psicólogos, psicanalistas, psiquiatras, antropólogos, sociólogos, urbanistas, arquitetos, educadores, professores universitários, médicos, historiadores da cultura, filósofos e outros, com o intuito de promover eventos de divulgação da psicanálise e intervenções na comunidade com custos baixos ou gratuitos e não somente voltar nossos trabalhos aos profissionais de nossa área. Colocar a psicanálise de volta na cultura!

Afirmando nossa preocupação de iniciar um movimento de inserção da psicanálise na comunidade, em 2001 estruturamos a Clínica Social que conta com o trabalho de profissionais formados pelo Instituto que oferecem atendimento psicológico e psicanalítico, destinado a pessoas com dificuldade em pagar seu tratamento. Até 2010, encaminhamos em torno de 700 pessoas.

Em 2003 inicia-se a primeira turma do Curso de Formação em Psicanálise, com a primeira geração de analistas formados em meados de 2007. Consideramos a psicanálise um movimento cultural de grande potência e uma ciência independente de instituições ou escolas que tentam dela se apropriarem. A psicanálise se expande em um campo multidisciplinar (biologia, psicologia, artes e medicina), necessitando uma formação própria e específica e, ao mesmo tempo, pluralista. Não acreditamos que psicanálise seja prática exclusiva de médicos e psicólogos, pelo contrário, visamos ampliar o poder de penetração da psicanálise na sociedade e constituir um espaço de permanente construção de novas formas de psicanálise, na teoria e na prática clínica. A Clínica Social passa a ser integrada ao Curso de Formação, constituindo importante meio para o aperfeiçoamento da prática clínica supervisionada dos alunos.

Em 2009 fundamos o site e a Revista Tavola Online (ISSN 2179-5061) é uma publicação semestral, de divulgação em humanidades, ciências do cérebro e mente e cultura, dirigida a um público formado por estudantes e profissionais das áreas psicológicas, médicas e humanas.
2010 disponibilizamos salas para atendimento e espaço para reuniões aos alunos e a fundação do Grupo de Estudos dos Alunos.

Iniciamos 2011 com a oficialização do Instituto (CNPJ 12.947.921/0001-45) como uma empresa de pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas e treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial. O Núcleo também obteve seu registro junto do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) sob o número 4179/J.

Em 2012, o crescimento do Núcleo avançou no sentido de formar departamentos relativamente independentes em diversas áreas como neurociências, literatura, filosofia, educação, psicoterapias corporais e outros assuntos, acompanhado da ampliação da estrutura física do instituto.

Em 2013, inauguram-se as atividades psicanalíticas na cidade de São Paulo, no que denominamos NÚCLEO TAVOLA | ESPAÇO SÃO PAULO. Simbolizado pela centralização dos trabalhos no bairro de Vila Madalena, emblemático da vanguarda intelectual em São Paulo, esta é a reafirmação do espírito que sempre nos norteou no Instituto.

Apresentamos aqui a concretização de um projeto que anima esta instituição desde sua fundação e que agora podemos oferecer aos que buscam um encontro com grandes enigmas do ser humano, postos por uma das mais instigantes aventuras do espírito humano: A psicanálise.