Inova-te a ti mesmo: A inspiração em Nietzsche e a prática na meditação

flyer evento livraria da vila Nietzchie– Nietzsche e a Meditação Mindfulness –

“A crítica ácida de Nietzsche me liberta de ideais e ideologias manipuladoras. Aprendo a amar o real nu e crú, do jeito que ele é.

Meio aos escombros de pseudo-ideais destruídos pela prática de “filosofar com um martelo”, me encontro livre para exercer o “grande estilo”.

Afirmo as “forças ativas” do meu corpo, do meu ímpeto criativo e inovador. Também não nego as “forças reativas” do meu intelecto que domina técnicas e metodologias. Para abarcar o embate e contradições destas duas forças antagônicas, preciso desenvolver amplidão e vigor de alma, preciso exercer meu “grande estilo”. Manifesto a contribuição única e inconfundível de mim.

Além disso, Nietzsche ensina que ao praticar o “grande estilo” eu poderia atingir a serenidade. Serenidade por superar os remorsos sobre o passado e as hesitações sobre o futuro. Com isso, eu conquistaria o estado da “inocência do devir”.

Mas não quero apenas o prazer intelectual de compreender passo a passo estas ideias de Nietzsche. Quero incorporá-las à minha experiência do real. Quero vivenciá-las no palco da minha consciência.

Meditação é o cultivo de uma atenção mais intensa, mais tranquila, mais sensível, com mais discernimento, mais poética…

Meditação é livrar-se de idéias preconcebidas, padrões e manipulações sutis para acolher a riqueza de detalhes ao observar a crueza dos fatos e as danças internas da minha alma.

Meditação é uma plataforma criativa para que eu reconfigure o meu saber e o meu saber fazer numa expressão única e criativa da minha individualidade.

Meditação é a experiência de estar imerso no fluxo (“flow”) criativo sem os pesos do passado nem as preocupações do futuro: é degustar a “inocência do devir” aqui e agora.”   – Rogerio Calia – palestrante do evento.

 

Prof. Dr. Rogério Calia é Docente da Faculdade de Economia e Administração da USP Ribeirão Preto, onde leciona e pesquisa sustentabilidade ambiental e filosofia aplicada. Doutor em Administração de Empresas pela FGV-SP e doutor em Engenharia de Produção pela USP São Carlos, trabalhou oito anos na 3M do Brasil, atuando em sustentabilidade ambiental e em gestão de projetos para gerar resultados com metodologias reflexivas (Teoria das Restrições e Seis Sigma). Foi formado como Coach de Seis Sigma em Saint Paul (Minnesota, EUA), e foi formador de líderes de projetos para as subsidiárias da América Latina.

 

Data /Local
Dia 01/10 as 13:00

na Livraria da Vila – unidade Fradique – R. Fradique Coutinho, 915 – São Paulo

ENTRADA GRATUITA (s/ inscrição prévia)
com Prof. Dr Rogério Calia

+ Infos:
institutotavola.com.br/sp

tavolasp@institutotavola.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *