CICLO Música & Psicanálise | Convergências, Dissonâncias e Improvisações

CICLO Música & Psicanálise | Convergências, Dissonâncias e Improvisações

A Música vem a cada dia sendo encarada com mais seriedade pelos Institutos e Sociedades psicanalíticas, sendo estudada como instrumento para interpretação e para um melhor entendimento do humano, podendo além, melhor observar o impacto das sonoridades sobre a vida emocional do sujeito. Assim como a Psicanálise tem muito a ganhar com esse olhar para a música, a própria música pode também se beneficiar do campo de estudo da psicanálise, no que concerne ao psicológico que faz emergir a improvisação e a composição, e de como as aptidões de um músico também são influenciadas por suas potencialidades psicológicas, como a capacidade de improvisar, na vida e na música. Capacidades, que podem ser aumentadas e potencializadas através de uma Análise pessoal.

Neste primeiro evento do Ciclo, teremos entre os temas abordados, a Improvisação. Convidamos o psicanalista Leonardo Luiz, autor do livro “Música no Divã”, e o músico Vitor Cabral, que levará seu quarteto (bx acust/ bater./sopros), um grupo muito especial, escolhido a dedo, com Sidiel Vieira, Cássio Ferreira, e Josué dos Santos. Será um bate bola com o psicanalista, e o público ao final. Uma grande improvisação.
Fica então o convite de Leonardo Luiz, Vitor Cabral & banda, e Instituto Tavola para uma jam session de reflexões.

 

Dia 04/06 – às 14:00music psic flyer 2

Local: Livraria da VilaUnidade Lorena – Alameda Lorena, 1731- São Paulo

ENTRADA: R$ 30,00

 

 

Necessário as Inscrições serem feitas via email:

tavolasp@institutotavola.com.br

e

Depósito antecipado em conta corrente:

Caixa Econômica Federal, Ag. 1997 / oper.003 / conta corrente 1051-0

CNPJ: 12.947.921/0001-45 – Núcleo Tavola

 

Evento realizado por Instituto Tavola Espaço São Paulo

Organização e curadoria: Caio Garrido

com: Leonardo Luiz – psicanalista

+ pocket show | c/ Vitor Cabral quarteto (jazz/música instrumental brasileira contemporânea)

Leonardo Luiz é Psicólogo, Psicanalista, docente universitário desde 2001, Pós-doutorando em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Autor dos livros: “Música no divã: sonoridades psicanalíticas”, 2013 (Casa do Psicólogo, 3ª Edição) “Música no divã”, 2011 e “Vitrola Psicanalítica: canções que tocam na análise”, 2005, publicados pela ed. Via Lettera; coautor do livro “Falando de Amor: uma escuta musical dos vínculos afetivos”, 2006 (ed. Ágora). Coautor do livro “Paixões tristes”, 2013 (Via Lettera). Escreve artigos e ministra palestras sobre o tema música e psicanálise. Docente convidado do CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo). Foi coordenador do curso de psicologia na Universidade Paulista (UNIP), professor do MBA (Escola Paulista de Negócios) e pós-graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Vitor Cabral é baterista, compositor, arranjador e produtor musical. Já tocou com nomes como Ed Motta, tem projetos como a Depp Funk Session. e já compartilhou sua música com mestres como Roberto Sion, Helio Delmiro, Bocato, entre outros.

Estudou bateria e percussão na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e hoje, reúne a experiência de já ter trabalhado com grandes artistas da música brasileira e internacional dos mais diferentes gêneros:

Ed Motta, Maria Rita, Banda Black Rio, Tony Tornado, Sandra de Sá, Maria Gadu, Wilson Simoninha, NegraLi, Nina Becker, LadyZu, Cláudio Zoli, Paulo Miklos, Paulo Ricardo, Alzíra Espíndola, Honey LaRochelle (EUA), Erikah Dee (Canadá), Alissa Sanders (New York);

Cláudio Roditi, Hélio Delmiro, Roberto Sion, Nelson Ayres, Bocato, Letieres Leites, Thiago Espírito Santo, Lito Robledo, Evaldo Soares,Tomati, Luis Cabrera (Cuba), Pepe Cisneros (Cuba), Ricardo Louis Castellanos (Cuba), David Richards (New York), Mich Ruzitzcha (Áustria), Mestre Carneiro (Tânia Maria), Tiago Costa, entre outros.

Atualmente é diretor musical do rapper Black Alien e integra a banda do multi-instrumentista e compositor Ed Motta e do cantor e compositor Filó Machado. Além disso, encabeça o projeto instrumental Deep Funk Session, produz trilhas em seu estúdio particular e é convidado para escrever para os sites de conteúdo Brainstorm9 e Osmozzy.

Vitor, na bateria, estará acompanhado de:

Sidiel Vieira – baixo acústico

Cássio Ferreira e Josué dos Santos – sopros

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *