A SUBLIMAÇÃO – DE FREUD A LACAN; UMA QUESTÃO ÉTICA?

A SUBLIMAÇÃO DE FREUD A LACAN; UMA QUESTÃO
ÉTICA?

com Leandro dos Santos, psicanalista, membro do FCL -SP e da
EPFCL – Brasil, pós-doutorando em Psicologia Social pela
PUC-SP. Atuação clínica em Santo André – SP e São Paulo
– capital.

Dia 10/06 – 10:00 – leandr – ENTRADA GRATUITA

É possível pensar na sublimação como algo que
vai além de uma mera deformação conceitual com fins de
adaptação e normatividade, algo que provavelmente Freud
não esperava? No que Lacan poderia colaborar nessa querela?
Essas duas perguntas sustentam essa exposição, que será
calcada em experiência clínica cotidiana do palestrante,
em estreita conexão com a metapsicologia proposta por
Freud, visando levar à uma reflexão sobre o final de
análise e os aspectos éticos que circundam esse
tópico.

Organização da palestra: Instituto Tavola |
Espaço São Paulo de Psicanálise – institutotavola.com.br/sp
(Caio Garrido)

Publicado em Uncategorized | Deixar um comentário

Clínica Escola

image

Clínica Escola | Instituto Tavola | Unidade SP

Atendimento diferenciado àqueles interessados em Análise a um custo acessível

Realizado pelos psicanalistas em formação do Instituto Tavola | Espaço São Paulo.

Para agendar uma entrevista com um de nossos profissionais, entre em contato através de nosso email:

tavolasp@institutotavola.com.br

Mais infos:

http://www.institutotavola.com.br/sp/index.php/clinica-escola/

Publicado em Uncategorized | Deixar um comentário

Inova-te a ti mesmo: A inspiração em Nietzsche e a prática na meditação

flyer evento livraria da vila Nietzchie– Nietzsche e a Meditação Mindfulness –

“A crítica ácida de Nietzsche me liberta de ideais e ideologias manipuladoras. Aprendo a amar o real nu e crú, do jeito que ele é.

Meio aos escombros de pseudo-ideais destruídos pela prática de “filosofar com um martelo”, me encontro livre para exercer o “grande estilo”.

Afirmo as “forças ativas” do meu corpo, do meu ímpeto criativo e inovador. Também não nego as “forças reativas” do meu intelecto que domina técnicas e metodologias. Para abarcar o embate e contradições destas duas forças antagônicas, preciso desenvolver amplidão e vigor de alma, preciso exercer meu “grande estilo”. Manifesto a contribuição única e inconfundível de mim.

Além disso, Nietzsche ensina que ao praticar o “grande estilo” eu poderia atingir a serenidade. Serenidade por superar os remorsos sobre o passado e as hesitações sobre o futuro. Com isso, eu conquistaria o estado da “inocência do devir”.

Mas não quero apenas o prazer intelectual de compreender passo a passo estas ideias de Nietzsche. Quero incorporá-las à minha experiência do real. Quero vivenciá-las no palco da minha consciência.

Meditação é o cultivo de uma atenção mais intensa, mais tranquila, mais sensível, com mais discernimento, mais poética…

Meditação é livrar-se de idéias preconcebidas, padrões e manipulações sutis para acolher a riqueza de detalhes ao observar a crueza dos fatos e as danças internas da minha alma.

Meditação é uma plataforma criativa para que eu reconfigure o meu saber e o meu saber fazer numa expressão única e criativa da minha individualidade.

Meditação é a experiência de estar imerso no fluxo (“flow”) criativo sem os pesos do passado nem as preocupações do futuro: é degustar a “inocência do devir” aqui e agora.”   – Rogerio Calia – palestrante do evento.

 

Prof. Dr. Rogério Calia é Docente da Faculdade de Economia e Administração da USP Ribeirão Preto, onde leciona e pesquisa sustentabilidade ambiental e filosofia aplicada. Doutor em Administração de Empresas pela FGV-SP e doutor em Engenharia de Produção pela USP São Carlos, trabalhou oito anos na 3M do Brasil, atuando em sustentabilidade ambiental e em gestão de projetos para gerar resultados com metodologias reflexivas (Teoria das Restrições e Seis Sigma). Foi formado como Coach de Seis Sigma em Saint Paul (Minnesota, EUA), e foi formador de líderes de projetos para as subsidiárias da América Latina.

 

Data /Local
Dia 01/10 as 13:00

na Livraria da Vila – unidade Fradique – R. Fradique Coutinho, 915 – São Paulo

ENTRADA GRATUITA (s/ inscrição prévia)
com Prof. Dr Rogério Calia

+ Infos:
institutotavola.com.br/sp

tavolasp@institutotavola.com.br

Publicado em Uncategorized | Deixar um comentário

CICLO Música & Psicanálise | Convergências, Dissonâncias e Improvisações

A Música vem a cada dia sendo encarada com mais seriedade pelos Institutos e Sociedades psicanalíticas, sendo estudada como instrumento para interpretação e para um melhor entendimento do humano, podendo além, melhor observar o impacto das sonoridades sobre a vida emocional do sujeito. Assim como a Psicanálise tem muito a ganhar com esse olhar para a música, a própria música pode também se beneficiar do campo de estudo da psicanálise, no que concerne ao psicológico que faz emergir a improvisação e a composição, e de como as aptidões de um músico também são influenciadas por suas potencialidades psicológicas, como a capacidade de improvisar, na vida e na música. Capacidades, que podem ser aumentadas e potencializadas através de uma Análise pessoal.

Neste primeiro evento do Ciclo, teremos entre os temas abordados, a Improvisação. Convidamos o psicanalista Leonardo Luiz, autor do livro “Música no Divã”, e o músico Vitor Cabral, que levará seu quarteto (bx acust/ bater./sopros), um grupo muito especial, escolhido a dedo, com Sidiel Vieira, Cássio Ferreira, e Josué dos Santos. Será um bate bola com o psicanalista, e o público ao final. Uma grande improvisação.
Fica então o convite de Leonardo Luiz, Vitor Cabral & banda, e Instituto Tavola para uma jam session de reflexões.

 

Dia 04/06 – às 14:00music psic flyer 2

Local: Livraria da VilaUnidade Lorena – Alameda Lorena, 1731- São Paulo

ENTRADA: R$ 30,00

 

 

Necessário as Inscrições serem feitas via email:

tavolasp@institutotavola.com.br

e

Depósito antecipado em conta corrente:

Caixa Econômica Federal, Ag. 1997 / oper.003 / conta corrente 1051-0

CNPJ: 12.947.921/0001-45 – Núcleo Tavola

 

Evento realizado por Instituto Tavola Espaço São Paulo

Organização e curadoria: Caio Garrido

com: Leonardo Luiz – psicanalista

+ pocket show | c/ Vitor Cabral quarteto (jazz/música instrumental brasileira contemporânea)

Leonardo Luiz é Psicólogo, Psicanalista, docente universitário desde 2001, Pós-doutorando em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Autor dos livros: “Música no divã: sonoridades psicanalíticas”, 2013 (Casa do Psicólogo, 3ª Edição) “Música no divã”, 2011 e “Vitrola Psicanalítica: canções que tocam na análise”, 2005, publicados pela ed. Via Lettera; coautor do livro “Falando de Amor: uma escuta musical dos vínculos afetivos”, 2006 (ed. Ágora). Coautor do livro “Paixões tristes”, 2013 (Via Lettera). Escreve artigos e ministra palestras sobre o tema música e psicanálise. Docente convidado do CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo). Foi coordenador do curso de psicologia na Universidade Paulista (UNIP), professor do MBA (Escola Paulista de Negócios) e pós-graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Vitor Cabral é baterista, compositor, arranjador e produtor musical. Já tocou com nomes como Ed Motta, tem projetos como a Depp Funk Session. e já compartilhou sua música com mestres como Roberto Sion, Helio Delmiro, Bocato, entre outros.

Estudou bateria e percussão na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e hoje, reúne a experiência de já ter trabalhado com grandes artistas da música brasileira e internacional dos mais diferentes gêneros:

Ed Motta, Maria Rita, Banda Black Rio, Tony Tornado, Sandra de Sá, Maria Gadu, Wilson Simoninha, NegraLi, Nina Becker, LadyZu, Cláudio Zoli, Paulo Miklos, Paulo Ricardo, Alzíra Espíndola, Honey LaRochelle (EUA), Erikah Dee (Canadá), Alissa Sanders (New York);

Cláudio Roditi, Hélio Delmiro, Roberto Sion, Nelson Ayres, Bocato, Letieres Leites, Thiago Espírito Santo, Lito Robledo, Evaldo Soares,Tomati, Luis Cabrera (Cuba), Pepe Cisneros (Cuba), Ricardo Louis Castellanos (Cuba), David Richards (New York), Mich Ruzitzcha (Áustria), Mestre Carneiro (Tânia Maria), Tiago Costa, entre outros.

Atualmente é diretor musical do rapper Black Alien e integra a banda do multi-instrumentista e compositor Ed Motta e do cantor e compositor Filó Machado. Além disso, encabeça o projeto instrumental Deep Funk Session, produz trilhas em seu estúdio particular e é convidado para escrever para os sites de conteúdo Brainstorm9 e Osmozzy.

Vitor, na bateria, estará acompanhado de:

Sidiel Vieira – baixo acústico

Cássio Ferreira e Josué dos Santos – sopros

Publicado em por Caio Garrido | Deixar um comentário

CURSO: CUSTO EMOCIONAL NO ATENDIMENTO A HUMANOS

Pelo custo emocional do trabalho com humanos em situações humanas, se faz necessário o aprimoramento dos recursos pessoais do profissional para o desenvolvimento de uma boa observação e contato com os diferentes estados da saúde física ou mental, no intuito de reduzir o seu próprio desgaste emocional e melhorar o desempenho de sua função. O objetivo deste curso consiste em mostrar as condições emocionais e sistemas saudáveis de defesa pessoal (condições estas que vão desde a “disposição para sonhar” até a disponibilidade e limites em ser afetado pelo outro), que possam ajudar aos profissionais que trabalham na área da saúde, educação e áreas afins, no manejo com humanos necessitados de cuidados técnicos e que, portanto, necessitam reconhecer com precisão e instantaneamente a resposta agressiva humana.

O Curso abordará os seguintes tópicos, distribuídos ao longo das aulas: Comunicação inconsciente / Subjetividade / Ansiedades Primitivas /  Transferência  /  Identificação Projetiva / Inveja / Contratransferência / Estados Primitivos da Mente  / Estados Primitivos da Mente – Grupos / Entristecimento e Saúde

 

4 meses de aula: de maio a setembro (mai / jun/ ago/ set)

MAIO 03 / 10 / 17 / 24 / 31
JUNHO 07 / 14 / 21 / 28
AGOSTO 02 / 09 / 16 / 23 / 30
SETEMBRO 13  /  20
   
CARGA HORÁRIA 24h/ aula
   
   
Docentes do curso: Armando Colognese Jr., Cecília Noemi Morelli Camargo, Emir Tomazelli, Lineu de Matos Silveira e Vera Lamas Vidoeiro

 

A quem se destina: a profissionais de todas as áreas onde o contato intenso e íntimo com o outro humano é sua função principal. (profissionais ligados à área da saúde,  jurídica, da educação, tais como médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas-ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, e também advogados, gerentes e coordenadores de equipes em empresas, entre outros)

Local das aulas: R. João Moura, 627 – Pinheiros

Horário: às terças feiras/ das 20:30 às 22:00

Investimento: 4 x 300,00

Infos:   institutotavola.com.br/sp/

Inscrições : tavolasp@institutotavola.com.br

 

Publicado em Uncategorized | Deixar um comentário

O Custo Emocional no atendimento a humanos

Pelo custo emocional do trabalho com humanos em situações humanas, se faz necessário o aprimoramento dos recursos pessoais do profissional para o desenvolvimento de uma boa observação e contato com os diferentes estados da saúde física ou mental, no intuito de reduzir o seu próprio desgaste emocional e melhorar o desempenho de sua função. O objetivo deste encontro consiste em mostrar as condições emocionais e sistemas saudáveis de defesa pessoal (condições estas que vão desde a “disposição para sonhar” até a disponibilidade e limites em ser afetado pelo outro), que possam ajudar aos profissionais que trabalham na área da saúde, educação e áreas afins, no manejo com humanos necessitados de cuidados técnicos e que, portanto, necessitam reconhecer com precisão e instantaneamente a resposta agressiva humana.

O-Custo-Emocional-no-atendimento-a-humanos (2)

A quem se destina: a profissionais de todas as áreas onde o contato intenso e íntimo com o outro humano é sua função principal. (profissionais ligados à área da saúde,  jurídica, da educação, tais como médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas-ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, e também advogados, gerentes e coordenadores de equipes em empresas, entre outros)

Posteriormente haverá um curso com o mesmo nome, que irá aprofundar os conhecimentos abordados nessa palestra.

 

Dia 30/01 – às 11:00 – na Livraria da Vila – unidade Higienópolis – São Paulo (Av. Higienópolis, 618)

 

—-  ENTRADA GRATUITA —–

com:

Emir Tomazelli: psicanalista, psicólogo e professor. É formado pelo Instituto Sedes Sapientiae (ISS), Membro do Departamento e professor do curso de Formação em Psicanálise do ISS, Doutor em Psicologia pela USP. Tem três livros publicados: Corpo e conhecimento (Casa Psicólogo); Psicanálise: uma leitura trágica do conhecimento (Ed. Rosari); Idealcoolismo (Casa do Psicólogo). Professor pelo Instituto Tavola.

e

Armando Colognese Jr. : psicólogo, psicanalista, professor e supervisor do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Autor do livro “A Trama do Equilíbrio Psíquico”, ed. Rosari, e co-autor do livro “Sabores Inconscientes”, ed. Sá. É também professor do Instituto Tavola.

 

Publicado em Uncategorized | Deixar um comentário

Tavola Magazine 2° edição

Venham conhecer nossa revista, em sua 2° edição, lançada em maio/2015

Tavola_Magazine_capa_inteira (1)

http://issuu.com/tavolamagazine

Edição temática voltada às questões de nosso país, compreendendo desde questões políticas, históricas, de identidade, até questões culturais importantes, como nossa literatura, música e arte, que por muitas vezes passam em branco pela percepção das pessoas. Tudo isso partindo de diversos pontos de vista: psicanalíticos, sociológicos, antropológicos e artísticos. Ainda nesta edição, uma entrevista exclusiva com o psicanalista Paulo Sandler, especialista na obra de Bion, e um apaixonado por carros, sendo estes o motivo da conversa que chega à essa publicação.

 

Tavola MAGAZINE é uma revista impressa, de publicação anual, multidisciplinar, voltada à área de Psicanálise, Literatura, Psicoterapias, Humanidades, Filosofia, Ciências, Cinema e Artes em geral, do Instituto Tavola, Instituto de Formação e Pesquisa em Psicanálise, Psicologia e Ciências Humanas LTDA

 

email: tavolamagazine@gmail.com

Publicado em Uncategorized | Deixar um comentário